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Minha loja virtual não vende, o que posso fazer?

Minha loja virtual não vende, o que posso fazer?

Quase todo dono de loja virtual já disse esta frase uma vez ou outra: Minha loja online não vende.

Devido ao fato de tantas pessoas terem lançado suas próprias lojas virtuais, essa situação está se tornando cada vez mais comum. Acontece que com apenas  R$50,00 mensais você já pode ter uma loja virtual contratando uma plataforma de entrada, assim qualquer pessoa pode começar uma loja online. Isso significa que muitas pessoas começam a criar uma loja virtual sem planejar ou pensar sobre quanto esforço é realmente necessário para começar do zero e fazê-la funcionar. Isso significa que todas as lojas que não vendem podem ser explicadas por sua falta de bom planejamento? Claro que não.

Existem muitas outras razões e também possíveis soluções para esses problemas. E é exatamente disso que vamos falar hoje: os 3 problemas comuns por que uma loja não vende e como resolvê-los e vender online com sucesso .

1. Você acha que os visitantes vêm por conta própria?

Como já mencionamos, existem muito poucos obstáculos na criação de uma loja virtual. Você pode usar qualquer plataforma de e-commerce e criar sua loja virtual em apenas um dia. No entanto, isso não significa que você está fazendo bem. É por isso que mais e mais pessoas pensam que podem criar uma loja virtual e simplesmente esperar os visitantes entrarem. Eles não sabem o esforço e trabalho necessários para encontrar os visitantes e menos ainda como levá-los à sua loja. Então, qual é a solução para esse problema? É bastante óbvio: começar a gerar fontes de tráfego para sua loja.

2. Você recebe muitas visitas, mas não vende nada?

O outro problema típico é o das lojas que, apesar de terem milhares de visitas, não geram vendas. A taxa de conversão é inferior a 1% e a cada dia o dono fica mais desesperado pensando em todas as vendas perdidas. As lojas online com esse problema geralmente são aquelas que não demonstram confiança, não são bem projetadas ou têm um processo de compra dolorosamente difícil que leva a cada vez mais abandono de carrinhos. Qual é a solução? Normalmente é um dos seguintes:

  1. Escolha a plataforma de e-commerce adequada: você pode estar usando uma que não seja propícia ao seu tipo de negócio ou que não permita adicionar as opções que poderiam aumentar sua taxa de conversão. Conheça as vantagens e desvantagens de umas 4 plataformas de e-commerce principais e escolha a que melhor se adapta à sua loja.
  2. Adicione elementos que aumentem a confiança : não ter uma isenção de responsabilidade legal, uma política de devolução clara, uma seção de perguntas frequentes ou um chat ao vivo pode gerar falta de confiança. Alguns desses elementos são obrigatórios por lei, portanto, adicioná-los não só ajudará você a cumprir a lei, mas também a vender mais.
  3. Faça os compradores voltarem aos carrinhos abandonados: confira nosso tutorial sobre como fazer os compradores voltarem aos carrinhos abandonados e recuperar todas as vendas perdidas.

 

3. Você está em um nicho com muitos concorrentes?

Os seres humanos têm a capacidade inacreditável de pensar que só porque algo funcionou para outra pessoa, também funcionará para ela. É por isso que às vezes, sem pensar, entramos em nichos de mercado com uma competição acirrada. A facilidade de configuração da sua loja online não significa que as barreiras à entrada no mercado também sejam tão fáceis de ultrapassar . Então, é impossível competir contra os gigantes do comércio eletrônico? Claro que não, sempre há opções.

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Você está em um nicho com muitos concorrentes

 

O problema é que para competir em um setor superfaturado (como calçados, brinquedos, camisetas ou videogames) você precisa se diferenciar dos demais. Você não pode ser apenas “mais uma sapataria”. Você precisa ser “A sapataria”. A primeira solução para esse problema é criar um plano de marca comercial que o diferencie do restante da concorrência . Você precisa encontrar aquele pequeno algo extra que sua loja e somente ela oferece. A segunda solução é especializar sua loja. Não é a mesma coisa dizer “ Vou criar uma loja online de t-shirts ” que dizer “ Vou criar uma loja online de t-shirts com cara de animal ”. Você reduz o número de concorrentes (você não está mais vendendo camisetas, você vende camisetas com rostos de animais) e também adiciona aquele toque de marca à sua loja.

O que você vai fazer para começar a vender online?

As soluções para esses 3 problemas não são fáceis. Você não pode obter tráfego, melhorar a taxa de conversão e se diferenciar em apenas um ou dois dias. É um trabalho de longo prazo que exige tempo, paciência e investimento. Você está pronto para tirar proveito desses três recursos? Se for, um futuro melhor no mundo do e-commerce espera por você. Agora queremos saber a sua opinião: como melhora as vendas da sua loja virtual?

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