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Como criar uma loja virtual simples?

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O primeiros passos de como criar uma loja virtual simples e bem-sucedida é escolher um nome de domínio com marca para ele.

Existem muitos sites de comércio eletrônico e lojas virtuais ostentando identidades online verdadeiramente excepcionais e, para se destacar, você precisa de um nome de loja virtual criativo que destrua clichês e estereótipos.

Poucos proprietários de lojas online percebem que um nome de domínio  é um ativo de marca, já que é o primeiro ponto de contato das pessoas com sua marca.

Olhando para seu URL e nome de marca, as pessoas entendem o que você faz.

Portanto, você precisa escolher uma identidade online curta, nítida e memorável para sua Loja Virtual.

Porque um endereço da web longo e estranho certamente impedirá as pessoas de confiar na sua marca e digitar o endereço da sua Loja Virtual.

Como criar uma loja virtual simples?

1. Descubra o que vender

Falando de forma ampla, você tem duas opções; mercadorias comoditizadas ou produtos únicos. Bens comoditizados incluem produtos que podem ser facilmente encontrados na Amazon, Mercado Livre ou em qualquer outro site de comércio eletrônico.

Isso inclui especialmente produtos de marcas genéricas, como sapatos, roupas de bebê, produtos para o lar, para citar alguns.

Produtos exclusivos vendem melhor.

Capas de telefone e capas de iPad personalizadas, camisetas personalizadas, cestas de presentes especialmente feitas, etc. Facilitam as vendas, pois não estão disponíveis em todos os lugares.

Escolha um nicho de produto pelo qual você seja apaixonado e bom em criá-lo e vendê-lo online.

As tendências do Google podem ajudá-lo a identificar o que é tendência no mercado.

2. Certifique-se de que você pode vendê-lo

Se você está vendendo algo único, precisa ter certeza da viabilidade do seu produto.

Leve em consideração o tamanho e o peso do produto, pois isso terá um papel crucial na determinação dos custos de envio.

Os custos de envio mais altos corroerão suas margens de lucro.

Caso você esteja vendendo algo perecível ou frágil, é necessário definir seus processos de armazenamento e envio.

Faça uma pesquisa de mercado completa para ver o que a concorrência está fazendo e considere todos os outros desafios que podem prejudicar sua participação no mercado e escalabilidade de longo prazo.

3. Torne o design do seu site intuitivo

Depois de descobrir o que vender e estudar sobre como vendê-lo, você precisa criar o site que hospedará sua Loja Virtual.

Para criar uma Loja Virtual lucrativa (e, subsequentemente, uma marca), você precisa de um design de site inteligente e fácil de navegar.

De acordo com seu orçamento, você pode contratar um web designer para construir um site para sua Loja Virtual ou aprender a se programar e construir um site de comércio eletrônico para seu negócio online.

Alternativamente, você pode usar construtores de sites simples do tipo ‘arrastar e soltar’, como Woocommerce ou Shopify, que vêm com milhares de modelos incríveis de e-commerce e opções para inserir plug-ins e plataformas de e-commerce de entrada como Loja Integrada, Nuvem Shop, Dooca  e Tray, soluções para construir a loja virtual dos seus sonhos.

Os elementos de design devem incluir imagens de alta qualidade, uma paleta de cores suaves que está em sincronia com o logotipo e as diretrizes da marca, tipografia legível associada a uma seleção de fonte inteligente , amplo espaço em branco e botões de call to action claros.

O design geral deve manter a jornada do usuário em mente e seguir um fluxo lógico de informações.

O design do site deve ser simples, para que seus navegadores possam encontrar facilmente os produtos e serviços que procuram.

Além disso, projete a página de checkout para ser contínua e sem atrito.

E, finalmente, certifique-se de que seu site seja responsivo a dispositivos móveis.

Não ter um site responsivo para dispositivos móveis pode ser um obstáculo para muitos.

4. Facilite o atendimento ao cliente

Um produto exclusivo e um design de site envolvente podem ajudá-lo a impulsionar as vendas, mas se você realmente deseja que sua Loja Virtual se torne um sucesso, você precisa oferecer suporte ao cliente excepcional.

Além disso, seus clientes precisam ter certeza de que você estará atento após a compra.

A experiência do cliente de alta qualidade ajuda muito na construção de uma marca e na conversão de compradores em fiéis à marca.

Ofereça suporte ao cliente em todos os estágios da experiência de compra para incentivar novos compradores a fazer compras e para garantir que seus clientes existentes continuem comprando de você.

Inclua uma janela de chat ao vivo facilmente acessível ou um formulário simples para que seus clientes possam entrar em contato com você sem complicações.

Você pode escolher uma integração de chatbot inteligente com IA para seus clientes interagirem com você perfeitamente.

5. Facilite a forma de pagamento da sua loja virtual

A própria premissa de uma Loja Virtual reside no fato de que as pessoas devem fazer transações nela. É aconselhável incluir uma ampla variedade de opções de pagamento, para que seus clientes achem fácil fazer transações em sua loja virtual, isso também melhora a experiência geral de compra. Você deve incluir opções de pagamento com cartão de crédito, débito e dinheiro na entrega.

Para impulsionar vendas e conversões e reduzir o abandono do carrinho, você também pode associar-se a aplicativos de pagamento móvel e provedores de carteira eletrônica para garantir que seus clientes concluam a transação.

Não se esqueça de obter um certificado SSL para o seu site.

Um certificado SSL (Secure Sockets Layer) protege os dados confidenciais do cliente, como o número do cartão de crédito (que você precisará para fazer transações online) e garante transações seguras online.

6. Faça da mídia social amiga da sua marca

Ter uma página de marca para sua Loja Virtual em vários canais de mídia social, como Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter, certamente ajudará a atrair clientes em potencial e construir uma presença online.

Os engajamentos nas mídias sociais podem variar de simples publicações no Facebook a anúncios patrocinados no Instagram.

Com o Instagram agora oferecendo um recurso de etiqueta de compra que permite às marcas vender online diretamente do aplicativo, sua Loja Virtual pode gerar conversões com postagens estratégicas e atualizações de histórias.

Você também pode usar o Facebook para negócios para dar à sua Loja Virtual uma vantagem sobre seus concorrentes e aproveitar ao máximo o que o gigante da mídia social oferece.

Caso você esteja um pouco confuso com o mundo opressor das mídias sociais, confira estes guias de publicidade no Facebook ,  Instagram e  Pintrest para começar.

7. Faça do SEO seu melhor amigo

Para construir uma Loja Virtual que possa impulsionar as vendas e fazer conversões, você precisa que as pessoas sejam capazes de encontrar seu site nos mecanismos de pesquisa.

Mas como você gera tráfego orgânico? A otimização do mecanismo de pesquisa é a chave.

A maioria dos proprietários de negócios de comércio eletrônico não presta muita atenção ao SEO sob o pretexto de ser uma atividade técnica ou centrada no investimento.

No entanto, SEO é a munição mais poderosa em sua armada de ferramentas de marketing.

Seu site terá uma classificação mais elevada nos motores de busca se você incorporar palavras-chave amigáveis ​​ao SEO no conteúdo do seu site (inclua palavras-chave nos títulos e descrições dos produtos).

Ter uma página de blog e uma estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar a melhorar seu SEO.

Publique regularmente conteúdo novo que seja rico em palavras-chave e observe a classificação do seu site nos motores de busca.

Você pode usar ferramentas como Google Adwords, SEMrush e AHREFs para pesquisar uma lista das palavras-chave mais importantes e relevantes. Leia sobre 9 perguntas e respostas sobre SEO no E-commerce.

8. Faça seu produto vender com recomendações e avaliações

Avaliações e classificações de seus produtos geram confiança e credibilidade. Afinal, seu produto exclusivo é único e um comprador gostaria de saber se o produto atende à descrição mencionada.

Os compradores online determinam a qualidade dos produtos com base no feedback de outros compradores. Peça a seus clientes para deixar um comentário após fazer uma compra, você pode fazer isso incentivando os compradores com um pequeno desconto na próxima compra.

Inclua uma matriz de classificação simples que indique a classificação média e o número de comentários na parte superior de cada produto, esses números ajudam os clientes a tomar uma decisão de compra.

9. Faça os clientes acreditarem na sua marca

A prova social é uma técnica de marketing que tem o poder de impulsionar as vendas, melhorar a reputação da marca e aumentar a autoridade da sua marca em seu nicho.

A prova social inclui a exibição de suas curtidas e seguidores nas redes sociais de forma estratégica para que seus clientes possam avaliar a credibilidade de sua Loja Virtual.

Por exemplo, se você entrar em um shopping e houver centenas de pessoas reunidas do lado de fora ou entrando em uma determinada loja, você ficará inclinado a saber por que as pessoas fazem fila do lado de fora dessa loja.

Você inconscientemente acredita que esta loja é o lugar certo para fazer compras, pois já existem tantas pessoas lá em comparação com outra loja que não tem ninguém nela.

A mesma lógica se aplica a uma Loja Virtual.

Exibindo o número de curtidas no Facebook ou Twitter, você pode construir uma prova social de que sua loja é confiável.

É a melhor maneira de criar uma Loja Virtual que inspire confiança nas mentes de seus stakeholders.

10. Aproveite ao máximo as análises

Como proprietário de uma Loja Virtual, você pode melhorar muito suas estratégias de crescimento usando análises para rastrear e monitorar o progresso da loja.

O Google Analytics é provavelmente a melhor ferramenta para obter acesso a métricas importantes sobre sua loja.

Você pode rastrear e medir a porcentagem de vendas de produtos, o número de visitas à página do site e o número de carrinhos de compras abandonados e outras métricas específicas e relevantes.

Siga estas instruções para configurar o Analytics para sua Loja Virtual.

Quando você configura o Google Analytics para sua Loja Virtual, habilite o recurso de “ rastreamento de comércio eletrônico avançado ” para receber uma ampla gama de insights sobre seu desempenho geral de vendas.

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Elvis Gomes

Elvis Gomes

Consultor em E-commerce. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para Pequenas, Médias e Grandes empresas

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