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Consultoria em E-commerce: Não contrate até considerar esses 6 pontos

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A contratação de uma consultoria em e-commerce pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Um consultor de e-commerce qualificado pode fornecer informações e conhecimentos que colocam sua nova loja virtual caminho do sucesso. Mas, para obter resultados que melhorem radicalmente seus negócios, você precisa escolher a empresa de consultoria em e-commerce certa.

Você deve aplicar o mesmo processo vigoroso de verificação a consultores que o faz para contratações em período integral. Se o seu consultor não possui a experiência no setor ou um histórico comprovado para fornecer o que você precisa, você pode realmente estar drenando recursos vitais e impedindo o crescimento da sua empresa.

Leia também: 10 Motivos para contratar uma consultoria de e-commerce.

A escolha de uma consultoria em e-commerce  começa com a correspondência do nível de experiência com as necessidades da sua empresa. Você e seu consultor de e-commerce devem estar na mesma página sobre o que o projeto implica e as habilidades necessárias para que você possa trabalhar em direção a um objetivo compartilhado.

Seu consultor de e-commerce precisa de experiência suficiente. Mas afaste-se de um especialista superqualificado que não esteja alinhado com as necessidades da sua empresa. Antes de agendar entrevistas, escreva o “trabalho a ser feito” para que você possa articular isso claramente e garantir que o candidato seja adequado para a tarefa.

Quando estiver pronto para começar a entrevistar, verifique as habilidades do candidato nessas seis áreas para ter certeza de que está trazendo a pessoa certa:

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1. Experiência

Se um consultor em potencial não trabalhou em projetos semelhantes no passado, isso deve ser um fator decisivo na decisão de contratação.

Avalie as credenciais dos candidatos, há quanto tempo ela trabalha no campo e suas habilidades específicas. Se você contratar alguém sem experiência adequada, estará apostando no futuro da sua empresa.

2. Amostras de trabalho

Embora um candidato possa ter experiência anterior em uma função semelhante, você precisa fazer a devida diligência e solicitar provas.

Peça a um contratado em potencial que forneça exemplos concretos de projetos e campanhas bem-sucedidos para que você possa avaliar o calibre de seu trabalho. Evidências concretas são a melhor maneira de avaliar a capacidade de alguém de produzir um excelente trabalho para sua empresa.

3. Referências

A reputação de um consultoria de e-commerce pode dizer muito sobre sua capacidade de executar tarefas e nível de profissionalismo. Converse com seus clientes anteriores sobre suas experiências e julgue como eles estão dispostos a servir como referência profissional.

O feedback positivo ou negativo que você recebe responderá a algumas das perguntas que você possa ter sobre um consultor antes que ele comece a trabalhar para você. Tente encontrar referências fora da lista. É provável que ninguém em uma lista fornecida diga uma palavra ruim.

4. Hábitos de trabalho de uma consultoria em e-commerce

Há uma boa chance de seu consultor trabalhar remotamente. Então, você precisa entender os hábitos de trabalho dela e estabelecer expectativas para que o relacionamento tenha sucesso. Descubra quanto gerenciamento o consultor espera ou precisa e esteja preparado para recuar ou se envolver mais, conforme necessário.

5. Flexibilidade da consultoria em e-commerce

Seu mandato original provavelmente mudará ao longo de um projeto; portanto, contrate alguém que possa se adaptar e girar com facilidade.

Embora você não tenha certeza de como um candidato irá lidar com uma mudança específica, tente obter uma apreciação de sua personalidade e vontade de se desviar de um plano inicial. Mas se você exige que seu consultor seja flexível, você também deve ser.

6. Preço de uma consultoria de e-commerce

Resista à tentação de contratar a consultoria em e-commerce mais barata, especialmente se você estiver tentando iniciar um negócio. Os fundos podem ser escassos, mas você deseja que este projeto seja executado corretamente. As probabilidades são de que você não tem dinheiro para contratar um segundo consultor para limpar a bagunça do primeiro, por isso não economize em um contrato crucial. Seu dinheiro e reputação estão em jogo, afinal.

Sua equipe tem a maior influência no sucesso da sua empresa e os consultores fazem parte dela, mesmo que apenas pela duração de um breve contrato. Você quer o melhor talento trabalhando para você. Verifique se seus consultores se encaixam na conta.

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Elvis Gomes

Elvis Gomes

Consultor em E-commerce. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para Pequenas, Médias e Grandes empresas

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