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Programa de Indicação no E-commerce

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Um programa de indicação ou um programa de “indicação de um amigo” é uma estratégia de marketing usada por muitas das principais marcas de comércio eletrônico para incentivar os clientes existentes a recomendar a marca e seus produtos para sua família e amigos.

Os clientes existentes receberiam uma recompensa por indicar seus amigos – geralmente um código de desconto para comprar na marca novamente. Seus amigos também recebiam uma oferta – geralmente um desconto – pelos produtos. A marca consegue clientes novos e habituais!

Por que preciso de um programa de indicação?

Uma das maiores tensões de qualquer negócio é encontrar um canal sólido de aquisição de clientes, ou basicamente, trazer novos clientes. Quando você tem um programa de marketing de referência sólido, no entanto, permite que seus clientes existentes tragam novos compradores para sua marca. Isso não apenas reduz significativamente os gastos para trazer novos clientes para sua loja, mas também aumenta a retenção de clientes, o que é uma coisa muito boa.

Porque?

Como os clientes fiéis têm uma taxa de conversão mais alta do que os novos clientes e gastam mais por transação , os programas de indicação de clientes são a estratégia de marketing mais econômica e lucrativa que sua empresa pode empregar.

Como funciona um programa de indicação no e-commerce?

As pessoas não fazem tantas referências quanto pretendem por diversos motivos. Um programa de indicação ajuda a decidir com uma recompensa tangível por indicações em seu e-commerce.

Os programas de indicação, ou programas de indicação de amigos, usam ferramentas para rastrear indicações feitas por clientes satisfeitos por meio de um código de indicação , um cartão de recompensa ou um link de indicação . Dependendo da campanha de indicação, os clientes geralmente receberão algum tipo de bônus ou benefício por indicação quando indicarem um amigo. A ferramenta de marketing de referência automatiza o pagamento dessas recompensas de referência.

Esse processo de indicação cria uma experiência natural de marketing boca a boca para sua marca, o que acaba aumentando sua taxa de retenção de clientes e receita na sua operação de e-commerce.

Como faço para criar um programa de referência?

A melhor maneira de atrair clientes em potencial é primeiro se concentrar nos clientes satisfeitos existentes. Em vez de apenas oferecer recompensas em dinheiro ou brindes na esperança de que seus clientes indiquem sua loja para um amigo, é preciso um pouco de planejamento para configurar um programa de indicações que funcione .

1. Seja claro sobre seus objetivos
Antes de criar um programa de embaixador complexo ou lançar toneladas de campanhas de marketing (de qualquer tipo), é importante deixar claro quais são seus objetivos para o programa. Isso ajudará a orientá-lo durante o brainstorming de ideias de marketing de referência. Algumas questões a serem consideradas são:

  • O que você espera obter com seu programa de recompensas?
  • Você quer mais clientes? Ou apenas compras maiores por parte de seus clientes existentes?
  • Você está tentando obter uma taxa de conversão mais alta e aumentar as vendas?

Você certamente pode atingir cada uma dessas metas, mas pode exigir uma campanha de referência diferente para cada meta. Portanto, é importante ter clareza sobre seus objetivos antes de começar.

2. Dê vida às suas fontes de indicação de clientes existentes.
Suas fontes de referência são seus clientes, amigos e familiares felizes. Eles são os seus maiores defensores e serão a força vital do seu programa de marketing de referência. Faça uma lista de todos esses grupos e como você pode contatá-los facilmente.

3. Faça um plano de divulgação
Agora que você tem uma lista de fontes de referência, faça um plano de divulgação com cuidado. Não é tão simples quanto enviar um e-mail explosivo com um incentivo de referência genérico. Em vez disso, pesquise as melhores práticas para chegar a cada tipo de referência.

Os clientes mais novos, por exemplo, não devem receber e-mails sobre seu programa de recompensas logo após a primeira compra. E amigos próximos e familiares podem não precisar de nenhum incentivo! Os tipos de programas de referência que você usa dependerão muito da sua lista, portanto, planeje de acordo.

4. Determine os incentivos de indicação que você oferecerá
Embora os incentivos em dinheiro provavelmente pareçam ter a maior atração de sua base de clientes existente, esse não é necessariamente o caso. Um estudo descobriu que os incentivos não monetários foram 24% mais eficazes com o marketing de referência do que os incentivos monetários. É melhor oferecer algo de tremendo valor a seus clientes que os fará voltar à sua loja no futuro.

5. Conte aos seus clientes sobre isso
Depois de definir suas listas de referências e seus incentivos, é hora de fazer com que as pessoas espalhem a palavra sobre sua marca e suas recompensas! Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso, cada uma delas trazendo um segmento diferente de clientes em potencial.

Você pode adicionar detalhes sobre seu programa de referência em seus boletins informativos, ter opt-ins em seu e-commerce ou capturar clientes por meio de um pop-up direto em sua página home. Faça uma pequena pesquisa sobre a maneira mais eficaz de aumentar suas listas e, em seguida, teste você mesmo.

6. Rastreie as referências e recompensas
Para executar um programa de recompensas bem-sucedido, você precisa controlar todas as referências feitas. Você precisa ser capaz de rastrear quem indicou quem, a data em que foi encaminhado, se uma conversão foi feita ou não.

 

Agora que você tem uma ideia mais clara dos programas de indicação, realize em sua loja virtual e veja suas vendas aumentarem.

 

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