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O coronavírus interrompeu seu negócio B2B ? E Agora?

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Enquanto o país toma medidas para limitar a disseminação do coronavírus, as indústrias e empresas atacadistas que historicamente dependem dos pedidos offline estão enfrentando desafios significativos e ameaças existenciais. As transações realizadas por representantes “cara a cara” foram frustradas, os compradores estão enfrentando turbulências econômicas sem precedentes e as empresas que não conseguem adaptar esse “novo normal” estão ficando para trás.

Agora é a hora de iniciar sua operação online.

As práticas comerciais que eram apenas antiquadas meses atrás agora estão obsoletas e sistemas que não podem servir ao comprador socialmente distante são sistemas que dificilmente sobreviverão a essa pandemia.

A boa notícia é que o online pode ser a salvação de seus negócios. Neste artigo, oferecemos uma breve visão geral de como os atacadistas e indústrias, podem realizar a transformação digital em três áreas principais – comunicações, visibilidade de inventário e ativação de vendas – para manter sua operação durante a crise do coronavírus .

Atualize suas comunicações

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Uma comunicação forte, tanto interna quanto externa, sempre foi importante. Agora é crítico, à medida que nos envolvemos em um êxodo em massa do trabalho no escritório para “achatar a curva”, uma comunicação constante e clara será o que mantém nossos negócios avançando.

Muitas empresas off-line confiam nas comunicações por telefone e fax para processar pedidos, o que pode representar um problema se seus sistemas de telefone e roteamento não puderem dar suporte a trabalhadores domésticos ou lidar com um fluxo repentino de chamadas. Para evitar ou corrigir uma interrupção nas comunicações, verifique se sua equipe está equipada para gerenciar virtualmente as comunicações e consultas internas. Os funcionários remotos e em exercício devem ter acesso digital aos detalhes de contato do cliente, informações relevantes da conta e dados atualizados do inventário.

Melhorar a visibilidade do inventário

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As empresas que apresentam seu catálogo de produtos por telefone exigem que as pessoas estejam disponíveis para responder a perguntas sobre inventário e cadeia de suprimentos. Se uma dessas empresas tiver um produto fora de estoque ou não estiver disponível por um longo período de tempo (um cenário infelizmente provável, considerando a interrupção maciça em andamento  nas cadeias de suprimentos globais ), seus clientes não terão como saber a menos que fale com um representante. Os clientes que, sem saber, fazem um pedido de itens em falta ou sem estoque, terão seus próprios negócios interrompidos.

Para evitar isso, você precisa dar aos seus clientes visibilidade da disponibilidade de inventário que eles podem acessar, conforme necessário, navegando em um site em vez de entrar em uma área restrita. Isso reduzirá a carga de seus representantes e o ajudará a gerenciar as expectativas dos clientes durante períodos de interrupção do inventário.

Capacite sua equipe de vendas

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O isolamento social limita a eficácia das equipes de vendas externas. A menos que você e seus clientes estejam em setores essenciais, seus representantes poderão não conseguir atrair compradores no futuro próximo. Mesmo se você  estiver  em um setor essencial, as preocupações com o contágio estão anulando rapidamente o desejo de reuniões pessoais.

Como a maioria de seus colaboradores estão trabalhando Home Office, mantenha sua equipe de vendas em movimento, colocando-os online. Isso significa que você precisará obter as informações de contato de seus clientes (e-mails e números de celular), criar um canal regular de mensagens corporativas e  digitalizar suas atividades de vendas. Grave treinamentos que, de outra forma, seriam realizados pessoalmente, envie e-mails semanais para manter contato, criar seminários on-line educacionais e considere usar o bate-papo por vídeo para reduzir ao mínimo as interrupções no horário de trabalho.

Em uma situação ideal, você teria tempo de sobra para fazer a transição da sua operação offline baseada em catálogo para uma operação de comércio eletrônico online. Nossa situação atual, no entanto, exige ações rápidas e calculadas para evitar a obsolescência. Tomar essas medidas para virtualizar seus sistemas e equipes é a coisa mais importante que você pode fazer para manter seus negócios operacionais no futuro próximo.

A Painel10 crio uma  Consultoria de E-commerce B2B online, serve como uma introdução a todos os conceitos que você precisa conhecer, para entender os como funciona um e-commerce e que tenham uma tomada de decisão, da viabilidade de iniciar uma operação online para sua empresa.

 

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Elvis Gomes
Elvis Gomes
Consultor em E-commerce. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para Pequenas, Médias e Grandes empresas
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