Banners coloridos e animados são um prato cheio para web designer e parece cair no gosto dos usuários, porém é um dos pontos preocupantes por especialistas de usabilidade pois o banner ocupa um espaço muito valioso na página inicial da loja virtual.

Dependendo da tecnologia que foi desenvolvido e sua comunicação visual o banner pode atrapalhar e muito na conversão e na visualização geral do seu e-commerce.

Abaixo listo 5 diretrizes para analisar se o seu banner está se apresentando de forma adequada para o seu consumidor.

1- Quantidade de Slides

O Usuário dificilmente vai ver todos os slides, já me deparei muitas vezes com lojas virtuais com mais de 9 slides, além de que com o maior número de slides mais pesado fica seu banner e mais lento a abertura do seu site, temos o fator que o usuário é impactado em poucos segundos o ideal é ter no máximo 4 slides.

Você pode e deve realizar estes testes utilize está ferramenta que é gratuita: https://www.pingdom.com/   (deixar esse link como nofollow)

2- O Slide Mais Importante

Como dito acima o slide inicial é o mais importante ele é o slide que vai  impactar e  prender a atenção do usuário e também dizer para seu usuário: continue ou pare por aqui.

3 – Navegação no Banner

O Banner além de apresentar seu produto ele deve ter ações como pausar, avançar ou voltar para um banner anterior, também é viável indicar o número de slides contidos no banner como no exemplo abaixo.

4- Velocidade

Cuidado para que seu banner não apresente slides lentamente ou rápido de mais, principalmente se tiver texto, trocando de slide sem dar tempo do usuário terminar de ler o slide anterior, recomendamos 5 segundos para slides simples e 10 segundos para slides com textos mais detalhados.

5- Conversão

Seu banner é lindo, tem movimentos, porém….não apresenta um “call to action”, ou seja um botão de ação, tome cuidado pois seu banner tem que converter, tem que levar o usuário à um produto especifico. Utilize indicadores para os botões que levam o usuário a clicar.

Lembre-se  do teste A/B. Realizar testes é fundamental para o sucesso do seu banner na página inicial do seu e-commerce.

Os comentários estão encerrados.