fbpx

4 passos para começar uma loja virtual de PetShop

dog in shopping cart with toys 1200x480 - 4 passos para começar uma loja virtual de PetShop

Para muitos varejistas de petshop, o comércio eletrônico é um fardo constante. Quer se trate da perda de clientes para as 3 grandes empresas ( Cobasi, PetLove e Petz) ou da dor de cabeça de tentar construir seu próprio e-commerce, quase todos os donos de lojas virtuais de petshop tiveram uma experiência desfavorável quando se trata de comércio eletrônico. No entanto, com o planejamento certo, iniciar seu próprio canal de vendas on-line pode ser gerenciável e eficaz.

Para a maioria das lojas de petshop, a primeira etapa envolve a criação de pedidos para retirada da loja. Isso envolve disponibilizar seu catálogo de produtos virtual, configurar sua plataforma para processar pagamentos com cartão de crédito e treinar seus vendedores para lidar com pedidos on-line. Depois disso, é uma trajetória muito mais curta para criar opções como entrega local, envio nacional e implantação de seus produtos em plataformas de marketplace.

Vamos explorar como começar em quatro etapas.

Passo 1 – Selecione uma plataforma

Para criar um catálogo on-line para comércio eletrônico, primeiro você precisa de uma boa plataforma de comércio eletrônico, que vai trazer toda a tecnologia para suas vendas. Vtex, Jetcommerce, Bizcommerce, Live E-commerce, Tray, Loja Integrada e Xtech são alguns exemplos de plataformas de comércio eletrônico entre uma grande variedade que temos disponíveis no mercado. Leia mais sobre uma infraestrutura ideal.

Passo 2- Construa seu catálogo online

Informações de produto de qualidade são essenciais para a venda online. Como proprietário de uma loja física, você gasta horas em seus planejamentos para  exibições dos produtos, pois esses detalhes afetam as decisões de compra do cliente. Esses princípios se aplicam a sua loja virtual também.

Para impulsionar as vendas on-line, você precisará de imagens claras e descrições detalhadas do produto. As imagens usadas devem ser de fontes que concederão permissão à sua empresa para usar suas imagens. Entre em contato com seus distribuidores ou fabricantes para acessar a biblioteca de informações sobre produtos. Não use imagens de fontes como o Imagens do Google, pois essas imagens geralmente são protegidas por direitos autorais.

Depois de carregar as informações do produto, você precisará garantir que seus clientes possam navegar facilmente pela loja virtual. Lojas de petshop são bem sucedidas quando suas categorias de produtos são organizadas por tipo de animal e marca. Por exemplo, os compradores on-line devem poder pesquisar seus produtos por categorias como Gato ou Cachorro, bem como por marcas como PremieR ou Bravecto por exemplo.

Etapa 3 – Transações on-line

Dependendo da sua plataforma de comércio eletrônico, você precisará configurar sua loja virtual para capturar informações de cartão de crédito e pagamentos de clientes. Trabalhar com seu provedor de cartão de crédito atual pode ser vantajoso, no entanto, muitas plataformas de comércio eletrônico exigem que você use seus próprios módulos de pagamento. Independentemente do tipo de plataforma ou prestador de serviço que você usa, você precisará estabelecer um site seguro usando um certificado SSL.

Mudanças recentes nas leis tornaram o varejista responsável por fraudes com cartões de crédito em transações on-line. Portanto, é essencial que você use os gateways de processamento de pagamento mais seguros disponíveis em um site com um certificado de segurança instalado. A instalação de um certificado SSL em seu site é uma necessidade ao coletar pagamentos e identificar informações on-line.

Passo 4- Treine sua equipe

Depois de lançar seu novo site, sua loja começará o processo de gerenciamento de pedidos on-line. Comece designando membros da equipe para quem é especificamente responsável pelos pedidos on-line. Certifique-se de que sua equipe designada verifique regularmente os pedidos on-line. Um processo consistente deve ser estabelecido para embalagem, rotulagem e armazenamento de pedidos on-line em uma área de coleta designada.

Além disso, será importante estabelecer um processo para lidar com reembolsos e devoluções de pedidos on-line. Esses processos serão exclusivos do seu negócio, mas estabelecê-los com antecedência ajudará a garantir que seus primeiros passos no comércio eletrônico ocorram sem problemas para sua equipe e seus clientes.

A chave para um petshop virtual, de sucesso é construí-lo em pequenas etapas gerenciáveis.

Lembre-se, a Amazon que conhecemos hoje não é a Amazon que começou como um site de venda de livros em 1994. Comece com o essencial e com o tempo, as possibilidades são infinitas.

Elvis Gomes
Elvis Gomes
Consultor em E-commerce. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para Pequenas, Médias e Grandes empresas
WeCreativez WhatsApp Support
Vamos bater um papo!