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E-commerce B2B elimina equipe comercial?

E-commerce B2B elimina equipe comercial?

O sucesso de muitas empresas b2b como indústrias e distribuidores foi construído através de uma forte equipe comercial.


Isso faz com que os proprietários e gerentes muitas vezes resistem ao comércio eletrônico, por ver como um competidor para sua equipe comercial. Mas o mercado B2B está mudando radicalmente. Cada vez mais, os compradores preferem comprar e encomendar online, por toda a facilidade e agilidade. E a ascensão do comércio eletrônico no Brasil, está forçando os fabricantes, fornecedores e distribuidores, com anos de atuação no mercado mudarem para o E-commerce B2B.


E-commerce B2B


Então, como é uma transição da sua empresa B2B para o e-commerce? Como afetará sua equipe comercial?


E-commerce não eliminar ou reduz a necessidade de pessoas, principalmente vendedores. Muito pelo contrário, é uma ferramenta que pode aumentar a quantidade que seus vendedores podem vender, e melhorar sua capacidade de competir. Na verdade, na minha experiência na implementação de sites B2B, nunca vi uma empresa reduzir sua equipe comercial devido ao comércio eletrônico.

Integração do comércio eletrônico com a equipe comercial


Obter suporte para comércio eletrônico de um departamento de vendas depende de como você aproxima esta novidade da sua equipe. Comece por explicar para sua equipe comercial, como e-commerce pode tornar mais fácil, ágil e gerar maior faturamento para a empresa.
Aqui estão alguns problemas comuns e possíveis soluções.


Comissões de venda


Se as comissões são uma parte fundamental da compensação da sua equipe, eles podem se sentir ameaçados pela operação de vendas do seu e-commerce B2B.

Uma solução é dar a seus vendedores comissões pelas vendas online realizas pelos seus clientes, ou por pedidos realizados pelo login do seu próprio vendedor.

O site de comércio eletrônico se torna uma ferramenta onde os vendedores podem tomar e processar os pedidos mais fácil e mais rápido do que antes. Além disso, os clientes costumam desfrutar da conveniência de encomendar o que eles querem e quando eles querem. E sua empresa poderia obter mais pedidos através de up-selling (é quando você expõe o seu cliente a produtos Premium que são mais caros, encorajando o freguês a gastar um pouco mais, mas fornecendo-lhe em retorno um melhor serviço/produto.) produtos relacionados, enquanto os clientes estão em seu site, ganhando mais comissões para a equipe de vendas.


Eficiência

Um site de comércio eletrônico torna os vendedores mais eficientes. Ao permitir que eles façam login, eles podem:

• Efetuar pedidos em nome dos clientes;
• Dar preços especiais aos clientes;
• Verificar o estoque e disponibilidade;
• Consultar o histórico de pedidos de um cliente;
• Verificar o estado do pedido de um cliente.


Citação simplificada


Seu e-commerce B2B pode trabalhar muito bem com produtos complexos, os preços não precisam ser divulgados, seu cliente pode realizar cotações e tendo acesso as informações quando for cadastrado e logado.

Sua loja pode permitir que seus clientes respondam às perguntas que os orientam para os produtos apropriados. Mostrar opções aos clientes e permitir que eles escolham o que querem.

Os clientes podem construir suas próprias cotações e, em seguida, enviá-lo eletronicamente para um vendedor para acompanhar.

As informações de suporte do produto e as especificações técnicas, podem ajudar os clientes a decidir e também podem ajudar os representantes no processo de vendas.


Comunicação e geração de leads

Seus clientes já compram virtualmente, mas quando falamos em B2B eles gostam de se comunicar com uma pessoa real, mesmo que não seja por telefone. Um serviço de chat em um site B2B é essencial e pode ajudar.

Ele permite que os clientes obtenham respostas, e soluções de dúvidas em tempo real e rapidamente.

Outra maneira poderosa de apoiar seus representantes de vendas é com pontuação de liderança, em que você acompanhar e marcar um visitante com base em sua atividade no site.


Isso pode ser integrado com o software de gerenciamento de clientes para mostrar quais clientes ou prospects estão mais interessados em seus produtos, especialmente os produtos de alto valor.


Uma operação B2B, pode ajudar as equipes de vendas, e não competir com eles. A realidade é que as empresas B2B que não estão fazendo uso deste grande poder que é o e-commerce para apoiar suas equipes de vendas, vai perder para os concorrentes que são Jovens compradores, e vendedores irão esperar a capacidade de usar a loja virtual para fazer pedidos, procurar informações e interagir com sua empresa.


Qualquer dúvida, podemos bater um papo e falar mais sobre E-commerce B2B.

Sobre o Autor
Elvis Gomes
CEO da Painel10 Consultoria em E-commerce, Fundador do portal Eventos E-commerce, portal Hangout E-commerce e Head da startup E-commerce Box. Especialista em e-commerce com mais de 15 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para grandes empresas. Vencedor do Prêmio e-Awards 2014 e 2015 - Melhor Geração de Conteúdo -Projeto Hangout E-commerce. Indicado como melhor Profissional E-commerce 2015 - Afiliados Brasil. Selecionado entre os melhores profissionais de Marketing pela ABCOMM 2015. Professor de E-commerce na Escola Casa e Educação.

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